sexta-feira, março 27, 2009

Nacionais Juniores e Seniores

Realizou-se no Estádio Universitário em Lisboa nos dias 27, 28 e 29 de Março, os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores com mais de 400 nadadores e 59 clubes.
A Gesloures tinha 13 nadadores apurados para esta competição: André Oliveira; Manuel Sequeira; Pedro Rijo; Nádia Vieira; Joana E. Oliveira; Inês Pereira; Patrícia Damas; Tatiana Santos; Joana C. Oliveira; Ana Leonor Santos; Catarina Luz; Inês Abrantes e Inês Mourão.
Entre os bons resultados e as boas classificações, de destacar os dois títulos da Nádia nas provas de 400 Est e 200 B; os 2º lugares nos 200 Est (Nádia) e 4x100 Est sénior (J. Oliveira, N. Vieira, P Damas e T Santos); o 3º lugar nos 100 M da Nádia e da estafeta sénior feminina nos 4x200L.
De realçar também os TAc's cumpridos pela Tatiana Santos (1500L); Patrícia Damas (200m); Pedro Rijo (100 e 200C) para os Nacionais Absolutos a realizar em Julho.

provas em directo:
resultados em directo:
RESULTADOS INDIVIDUAIS:

Etiquetas: ,

segunda-feira, março 23, 2009

Nadador Completo Cadetes

Realizou-se nos dias 20 e 21 de Março, o Torneio do Nadador Completo para cadetes na piscina da ABVE na Alapraia, Estoril. A nossa equipa esteve representada por 9 nadadores, que cheios de vontade melhoraram os seus tempos e a experiência competitiva.

resultados em directo:
RESULTADOS INDIVIDUAIS:

Etiquetas:

sábado, março 21, 2009

Blocos de partida

Portugal será, à data, um dos poucos países a dispor da mais moderna peça de equipamento para piscinas, e precursor na estreia em Campeonatos Nacionais.

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) adquiriu novas plataformas de partida – OSB12 – que serão estreados nos Campeonatos Nacionais de juniores e seniores que vão decorrer na Piscina do Estádio Universitário entre os dias 27 e 29 de Março.
As plataformas, em aço inoxidável, colocam as provas nacionais no topo da tecnologia a nível mundial e asseguram que os nadadores portugueses serão dos primeiros a nível internacional a utilizar estas plataformas num Campeonato Nacional.
A principal vantagem é a existência de um apoio vertical. Colocado com uma inclinação de 30º, o apoio possibilita ao nadador gerar uma maior potência no momento da partida, o que faz com que a velocidade de saída do bloco seja maior.
As novas plataformas são maiores do que os tradicionais blocos de partida, o que irá permitir aos nadadores, independentemente do seu tamanho, colocarem-se na posição de partida ideal.
A altura do nadador irá influenciar a posição de ajuste da plataforma. Nadadores mais altos colocarão o apoio traseiro numa posição recuada, enquanto os nadadores mais baixos colocarão mais à frente. Uma das grandes vantagens da plataforma é precisamente o facto de ser ajustável e de ir ao encontro da preferência do nadador.
A plataforma possui cinco posições, sendo a posição 1 a que fica mais próxima e a 5 a mais afastada. Para ajustar a posição do apoio traseiro, basta levantar essa peça ligeiramente, desliza-la até à posição desejada e encaixa-la nesse ponto. O sistema é bastante fácil de utilizar e a numeração colocada nas plataformas irá permitir aos nadadores saber qual a sua posição ideal, podendo assim ajustar o apoio, de acordo com a sua preferência, antes de subir para o bloco.
As plataformas surgem na sequência da introdução, há alguns anos, de uma posição de partida semelhante à utilizada nas provas de velocidade do atletismo: ao invés de colocarem os pés em paralelo na ponta do bloco de partida, os nadadores passaram a colocar um pé à frente e outro atrás. No entanto, a ausência de qualquer tipo de apoio para os pés, fez com que muitos continuassem a optar pela partida tradicional.(texto in FPN)

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 19, 2009

Nádia Vieira no Open de Espanha

Foram convocados para o 10º Campeonato de Espanha/Open Absoluto, que se realiza na piscina olímpica de Málaga de 2 a 5 de Abril, 14 nadadores da selecção absoluta e 4 nadadores da selecção jovem.

Selecção Absoluta:
Alexandre Agostinho PORTINADO; Diana Gomes CNA; César Faria ADBA; Nádia Vieira GESL; Diogo Carvalho CGA; Sara Loureiro FCP; Fábio Pereira CFV; Vânia Neves VNC; João Gigante SLB; Jorge Maia GDNVNF; Nuno Quintanilha LDC; Paulo Santos FCP; Pedro Oliveira CFB; Simão Morgado CNA

Selecção Sénior Jovem:
Joana Carvalho FCP; Marta Abreu CNFA; Marta Marinho FCP; Ricardo Varela CNS

Etiquetas: ,

sábado, março 14, 2009

Campeonatos Nacionais de Juvenis

Realizou-se nos dias 13 a 15 de Março, na Póvoa de Varzim os Campeonatos Nacionais de Juvenis, uma competição que contou com mais de 300 nadadores.
A Gesloures esteve representada e bem, por 8 nadadores (7 Fem + 1 Masc) que demonstraram bom espírito de equipa e capacidade competitiva, se bem que numa prova ou outra o resultado poderia ser ainda melhor.
Fora algumas arestas a limar, ficámos bastantes agradados com os resultados individuais e das animadas estafetas, sendo o futuro ainda mais risonho tendo em conta o potencial dos nossos nadadores.



resultados em directo:
RESULTADOS INDIVIDUAIS:

Etiquetas:

terça-feira, março 10, 2009

Foto do Mês Fevereiro

Esta é dedicada aos dois queridos que me queriam apanhar a comer a banana.
Foram os dois apanhados num momento mais íntimo, Love is in the air.

Etiquetas:

sexta-feira, março 06, 2009

Campeonatos Zonais

A Gesloures participou nos dias 6, 7 e 8 de Março nos Campeonatos Zonais na piscina de Pinhal Novo, a prova mais importante para a categoria de infantis na época de Inverno.
A nossa equipa foi constituída por 7 nadadores: Inês Pinto, Cecília Almeida, Bruno Dias, Hugo Louro, Miguel Cruz, Lourenço Damas e Rafael Torres.
Os nossos nadadores foram excepcionais no seu empenho, resultando em grandes melhorias nos seus recordes pessoais e em boas classificações. Destacando o 3º lugar do Bruno Dias nos 1500L .

A todos, os parabéns pelos bons tempos e pelo espírito de equipa.

resultados em directo:
RESULTADOS INDIVIDUAIS:

Etiquetas:

Free Hit Counters
Free Hit Counters