sábado, março 21, 2009

Blocos de partida

Portugal será, à data, um dos poucos países a dispor da mais moderna peça de equipamento para piscinas, e precursor na estreia em Campeonatos Nacionais.

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) adquiriu novas plataformas de partida – OSB12 – que serão estreados nos Campeonatos Nacionais de juniores e seniores que vão decorrer na Piscina do Estádio Universitário entre os dias 27 e 29 de Março.
As plataformas, em aço inoxidável, colocam as provas nacionais no topo da tecnologia a nível mundial e asseguram que os nadadores portugueses serão dos primeiros a nível internacional a utilizar estas plataformas num Campeonato Nacional.
A principal vantagem é a existência de um apoio vertical. Colocado com uma inclinação de 30º, o apoio possibilita ao nadador gerar uma maior potência no momento da partida, o que faz com que a velocidade de saída do bloco seja maior.
As novas plataformas são maiores do que os tradicionais blocos de partida, o que irá permitir aos nadadores, independentemente do seu tamanho, colocarem-se na posição de partida ideal.
A altura do nadador irá influenciar a posição de ajuste da plataforma. Nadadores mais altos colocarão o apoio traseiro numa posição recuada, enquanto os nadadores mais baixos colocarão mais à frente. Uma das grandes vantagens da plataforma é precisamente o facto de ser ajustável e de ir ao encontro da preferência do nadador.
A plataforma possui cinco posições, sendo a posição 1 a que fica mais próxima e a 5 a mais afastada. Para ajustar a posição do apoio traseiro, basta levantar essa peça ligeiramente, desliza-la até à posição desejada e encaixa-la nesse ponto. O sistema é bastante fácil de utilizar e a numeração colocada nas plataformas irá permitir aos nadadores saber qual a sua posição ideal, podendo assim ajustar o apoio, de acordo com a sua preferência, antes de subir para o bloco.
As plataformas surgem na sequência da introdução, há alguns anos, de uma posição de partida semelhante à utilizada nas provas de velocidade do atletismo: ao invés de colocarem os pés em paralelo na ponta do bloco de partida, os nadadores passaram a colocar um pé à frente e outro atrás. No entanto, a ausência de qualquer tipo de apoio para os pés, fez com que muitos continuassem a optar pela partida tradicional.(texto in FPN)

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Hit Counters
Free Hit Counters